Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

2.617 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 262

De acordo com a Lei 6.766/79 é correto afirmar: Escolha uma opção:

A

O atendimento às exigências específicas das autoridades locais para o parcelamento do solo urbano em terrenos com declividades iguais ou superiores a 35%.

B

A Lei também define o que vem a ser loteamento e desmembramento, mas às vezes também pode ocorrer o reloteamento, que por definição nada mais é que o parcelamento do solo resultante de loteamento ou desmembramento já aprovado, com abertura de novas vias de circulação.

C

Seu artigo 3.º, diz respeito ao parcelamento do solo urbano que poderá ser feito apenas mediante desmembramento, observadas as disposições desta Lei.

D

Entre as premissas para parcelamentos citada lei está o acordo para parcelamento do solo urbano em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, sendo necessária a exigência de recuperação do terreno para o parcelamento do solo urbano em áreas aterradas com material nocivo à saúde pública.

Para que se possa fazer um bom planejamento de um sistema viário, é muito importante calcular a população para próximos anos, baseado na taxa de crescimento populacional e também com número de veículos. Sobre as funções do sistema viário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:




A
sistema viário serve para fluxo de pessoas e veículos.
B
Não serve de suporte para a implantação de mobiliário urbano, como telefone, bancos e luminárias.
C
Deve promover a correta circulação de ar e luz natural, tanto em terreno como em ruas.
D
Serve para facilitar a ligação entre loteamentos e a cidade.

Com base nos estudos realizados na disciplina e de acordo com o texto acima, qual é o nome do programa adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como ferramenta de avaliação diagnóstica?

A
Programa de Cidades Compactas.
B
Programa de Cidades Inteligentes.
C
Programa de Cidades do Amanhã.
D
Programa de Cidades Seguras.
E
Programa de Cidades Futurísticas.

O que são obras de infraestrutura?

A

Obras públicas que visam melhorar a acessibilidade.

B

Obras que envolvem a construção de edifícios residenciais.

C

Obras que envolvem a construção de estradas, pontes, portos, entre outros.

D

Obras que envolvem a construção de parques e áreas de lazer.

O surgimento das cidades levou ao crescimento populacional e à concentração demográfica, trazendo como resultado uma nova complexidade, como a construção de infraestrutura com um modelo com base em grandes obras, como irrigação, estradas e canais.

Nesse contexto, é correto dizer que a primeira ideia de cidade organizada surgiu:

A
na Mesopotâmia.
B
no Oriente Médio.
C
na Grécia.
D
nas civilizações pré-colombianas.
E
em Roma.

Um estudo inédito realizado pelo IBGE e divulgado no dia 29 de junho de 2018, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), analisou áreas de risco em 872 cidades do Brasil e colocou Blumenau (estado de Santa Catarina), na parte de cima do ranking. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A elevada ocupação de áreas de risco em Blumenau deve-se ao fato de que o município, por força de lei, não seja obrigado a apresentar um Plano Diretor.

II- As áreas de topos de morro com declividade acentuada, consideradas áreas de preservação permanente (APPs) apresentam pouca ocupação no município, segundo dados do IBGE.

III- Órgãos ambientais não podem, sob qualquer hipótese, autorizar o desmatamento de APPs, princípio não observado no município de Blumenau.

IV- Também são consideradas APPs, as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, em largura definida por lei, conforme a largura do corpo d'água em questão.

A
I e IV.
B
IV.
C
II e III.
D
I, II, III e IV.
De acordo com a Lei de o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado de modais de e que garante a circulação de pessoas e cargas no território do município. Os termos preenchidos corretamente são:
A
Transporte, serviço e infraestrutura.
B
Terminais, estações e outras conexões.
C
Transporte, passageiros e carga.
D
individual e não motorizado.
E
público e privado.
É comum encontrar nas metrópoles problemas em serviços coletivos, como: pavimentação, iluminação pública, policiamento, entre outros. Esses problemas relacionados aos bens e serviços de uso coletivo de uma metrópole recebem uma nomenclatura. Sobre essa nomenclatura, assinale a alternativa correta.
A
Caos urbano.
B
Caos público.
C
Problemas ambientais.
D
Problemas estruturais.

É de conhecimento geral que para a classe dominante, o correto é que o Estado tenha uma atuação de punição para quem não cumpre as normas. Essas normas, fundamentadas na “legalidade”, historicamente beneficiam determinados grupos sociais, ou políticos, em conformidade com o jogo de interesses dos mesmos. No Brasil, podemos ver essa realidade ao analisarmos as grandes cidades. Vemos que nas áreas construídas em todo o seu território há o uso ilegal do solo e ilegalidade das edificações.

Em que porcentagem isso acontece?

A
Mais de 80% da área construída.
B
Mais de 50% da área construída.
C
Mais de 90% da área construída.
D
Menos de 50% da área construída.

A PNRS define gestão integrada de resíduos sólidos como o conjunto de ações voltadas para resolver a situação dos RSU, que é um problema do setor público, considerando “as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social”, buscando o desenvolvimento sustentável.
De acordo com as definições envolvidas nesse processo, assinale a alternativa correta:

A
Gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações voltadas para resolver a situação dos RSU pelo poder público.
B
A gestão integrada de resíduos sólidos é a gestão feita pelo Poder Público com a participação da comunidade em assembleias organizadas pelos líderes comunitários.
C
A incineração de resíduos é uma prática nefasta, pois, descontrolada, causa incêndios e sob controle, grave impacto com suas emissões.
D
Comissões para a Coleta Seletiva são organizações civis criadas para a divulgação da prática, estimulada pela PNMA.
E
A atividade dos catadores é muito vantajosa e deve ser organizada, pois traz fôlego aos aterros sanitários e permite a recirculação do material reciclável.