Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
11.671 questões encontradas(exibindo 10)
Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Por isso, a ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Neste sentido, temos uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I - A ética busca eliminar as diferenças e estabelecer regras padrões de comportamento. Os valores são absolutos e podem dialogar com valores opostos, ou seja, valores de outros [362373_1931 48]
II - estudo da Ética busca entender todas as formas de mentalidade e estar a par de Questão que um ethos dominante não existe sem que haja uma camada social dominante que 007 proclame.
III - A universalização de qualquer tipo de verdade ética nos leva à definição de patamares
Estão corretas:
Maquiavel altera a noção de virtude política que é considerada por ele como:
Os novos movimentos sociais ou neomarxistas, não apresentam como bandeira apenas o empregado versus empregador, mas a luta pelo reconhecimento legal e respeitoso a diferentes identificações e identidades sociais. Identifique-as abaixo:
Das características acima apresentadas, se destacam:
- Homens machistas.
- Mulheres.
- Empresários importantes brasileiros e de outros países.
- Índios.
- Sem-terra.
- Homossexuais.
- Políticos partidários.
- Negros.
- Pessoas devidamente escolarizadas.
Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre as concepções filosóficas de Santo Agostinho:
I- Para Agostinho, o governante precisa agir de forma que o povo veja e reconheça nele alguém preocupado com sua vida temporal, sem medir esforços para construir uma sociedade fraterna e justa.
II- Isso só pode ocorrer se Deus estiver no centro e na base dos interesses políticos.
A pergunta sobre como justificar eticamente o que foi expresso na declaração dos direitos humanos tem levado os teóricos a muitas discussões, por exemplo: Como justificar a afirmação que somos todos iguais em dignidade e direitos? Nascemos diferentes, somos diferentes e precisamos dessas diferenças para que possamos nos desenvolver como humanidade. A diferença é que faz com que se possa progredir socialmente. A respeito do exposto, assinale a alternativa correta:
Com a contemporaneidade, somos chamados a pensar nossas perspectivas éticas como uma condição para conferirmos sentido a nossa existência. Atualmente, nos é imposta a necessidade de termos aqueles princípios éticos que possibilitam ao sujeito estar situado no mundo e dar finalidade a sua existência. Assim, diante de um conjunto de prerrogativas colocadas pelo período atual, devemos nos colocar e estabelecer nossas perspectivas éticas. Com isso, somos levados a questionar muitas das premissas anteriores no que diz respeito à construção da ética. Quanto aos questionamentos atuais no campo da ética, analise as seguintes afirmativas:
- I- Hoje, depositamos nossa confiança na razão mais que tudo.
- III- Hoje, o individualismo e o consumismo minam a ação política.
- IV- Hoje, vemos a própria sobrevivência planetária sob ameaça.
Aqui, Bobbio fala da inversão do ponto de observação, da mudança de paradigma ocorrida com a chegada do tempo moderno. Com relação, portanto, ao tempo moderno, marque a alternativa que corresponde a nomes de pensadores da época referida.
( ) A justiça social implica somente as obrigações do Estado com os cidadãos.
( ) A justiça legal contempla as obrigações dos cidadãos com a sociedade política.
( ) A justiça distributiva visa responder às desigualdades e regular a comunidade.
( ) A justiça equitativa intercede nas relações, regularizando-as pelo acordado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: