Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

5.304 questões encontradas(exibindo 7)

Página 1 de 531
Leia o fragmento abaixo e assinale a alternativa correta. A sociedade burguesa moderna, que surgiu do declínio da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão estabelecer novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das anteriores. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda a sociedade está se dividindo, cada vez mais, em dois grandes campos hostis, em duas grandes classes em confronto direto: a burguesia e o proletariado. MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010 (adaptado). Uma das características do materialismo histórico de Karl Marx que remete ao texto é o:
A
da luta de classes
B
da concórdia entre os homens
C
do Contrato social
D
da sensibilidade humana

Mas a justiça não é a perfeição dos homens?

A

Platão defende que justiça é apenas uma maneira de proteger o que é mais conveniente para o mais forte.

B

A justiça não deve ser considerada algo que seja entendido como virtude e sabedoria, mas uma decorrência da obediência à lei.

C

Essa ideia implicaria fazer bem ao amigo e mal ao inimigo, mas fazer o mal não produz perfeição, e a justiça é uma virtude que produz a perfeição humana.

D

Esse é um conceito decorrente exclusivamente da ideia de troca entre particulares, e, para Platão, o conceito de justiça diz respeito à convivência na cidade.

É importante usar vocabulário acessível, redigir orações na ordem direta, utilizar períodos curtos e eliminar o emprego excessivo de adjetivos. Deve-se excluir da escrita:

A
o uso de vocabulário acessível
B
a redação de orações na ordem direta
C
o uso de períodos curtos
D
o emprego excessivo de adjetivos
E
Todas as alternativas estão corretas

Nessa famosa passagem, Kant apresenta sua proposta de uma 'revolução copernicana' na Metafísica, a qual será elaborada e demonstrada ao longo do Tratado. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:

II- Kant pretende mostrar que, embora todo nosso conhecimento comece com a experiência, nem todo ele se origina dela, pois, embora a matéria do fenômeno seja empírica, a sua forma é a priori dada e organizada objetivamente pela mente, por meio de elementos puros a priori da Sensibilidade e do Entendimento.

IV- Kant vai mostrar que Espaço e Tempo não são propriedades ou relações das coisas em si mesmas, mas são apenas formas puras a priori do Entendimento.

A
II.
B
II e III.
C
I e III.
D
IV e V.

Exercício 13: Na Doutrina do Direito, Kant busca um conceito puramente racional e que possa explicar o direito independentemente da configuração específica de cada legislação. Mais precisamente, seria o direito entendido como expressão de uma razão pura prática, capaz de orientar a faculdade de agir de qualquer ser racional. Assinale a opção que contém, segundo Kant, essa lei universal do direito.

A

Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim, e nunca como meio.

B

Age exteriormente, de modo que o livre uso de teu arbítrio possa se conciliar com a liberdade de todos, segundo uma lei universal.

C

Age como se a máxima de tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, lei universal da natureza.

D

Age de forma que conserves sempre a tua liberdade, ainda que tenhas de resistir à liberdade alheia.

E

Age conforme a determinação do Estado, apenas.

É a consideração do Direito como mero produto sociológico, como manifestação da vida social:

A
Sociologismo jurídico.
B
Direito natural.
C
Realismo jurídico.
D
Direito objetivo.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Nossa formação acadêmica exige compreender o presente desvelando os valores e as práticas jurídicas consolidadas ao longo do tempo, ampliando, assim, nossa cultura jurídica, sendo o estudo histórico do direito um importante elemento para o saber formativo.
II- O objetivo da história do direito é compreender a construção do direito atual, desde a articulação de fatores ao longo do tempo, reexaminando sua fontes de produção, as concepções, técnicas e instituições que o foram elaborando e legitimando.
III- O campo do estudo da história do direito não é o da dogmática jurídica, que delimita conceitos desde concepções indiscutíveis e estáveis, mas um campo partilhado por outras disciplinas.
IV- Pode ser definido como campo de estudo acerca dos conceitos operacionais do direito ('verdades' preestabelecidas') usados para solucionar na prática controvérsias jurídicas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.