Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

24.956 questões encontradas(exibindo 8)

Página 1 de 2.496

São civilizações do Extremo Oriente...

I. Turquia.

II. Japão.

III. Índia.

IV. Macedônia.

V. China.

Está correto o que se afirma em:

A
apenas II, III e IV.
B
apenas II, III e V.
C
apenas I, II e III
D
apenas IV e V.
E
apenas I e II.

Os persas, por volta do século VI a.C, iniciaram um processo de expansão que resultou num choque com os gregos com que passaram a disputar ricas rotas comerciais. Esse conflito entre gregos e persas é denominado de:

A
Guerras do Peloponeso
B
Ilíada e Odisseia.
C
Guerras Médicas.
D
Guerra da Gália.
E
Guerras Púnicas.

A respeito do período que associamos ao helenismo, discutido no artigo-base História Antiga na Sala de Aula, leia as afirmativas a seguir:

São corretas apenas as afirmativas:

  • I. Helenismo refere-se ao período da história grega que vai das conquistas de Alexandre, o Grande, até o período romano.
  • II. O período do Helenismo representa a decadência do mundo grego, que diminui significativamente o contato com outros povos.
  • III. Uma das características desse período é o surgimento da corrente filosófica conhecida como estoicismo.
  • IV. O helenismo representa o auge do poder nas duas principais cidades-estado gregas: Atenas e Esparta.
A
A I, II e IV.
B
B I, II e III.
C
C I, III e IV.
D
D I e III.
E
E I e IV.

A neutralidade das ciências é um tema retomado e seriamente discutido na Escola de Frankfurt. Nasce, então, a teoria crítica, exposta no ensaio Teoria Tradicional e Teoria Crítica, pelo autor ------------------, refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista, particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt. Estamos falando de:

A
Walter Benjamin
B
Jürgen Habermas
C
Felix Weil
D
Herbert Marcuse
E
Max Horkheimer

Qual a relação entre os príncipes alemães, a ruptura de Lutero com a Igreja e as revoltas populares?

A

Lutero, apoiado pelos príncipes, reafirmou-se em sua doutrina, porém manteve uma postura duvidosa diante das revoltas: às vezes incentivando-as, outras condenando-as.

B

Lutero viu-se apoiado pelos príncipes, porém não permitiu que eles instigassem a população à rebeldia.

C

Nenhuma alternativa é verdadeira.

D

Lutero não obteve o apoio dos príncipes, e teve que enfrentar, sozinho, a Inquisição. Sua autoridade não foi suficiente para impedir os assassinatos.

E

Lutero, apoiado pelos príncipes, reafirmou-se em sua doutrina e ele incentivou as revoltas, inclusive apelando ao uso das armas.

Estudamos que o Sumo ___________ era denominado de ensi e mandava numa camada bastante influente na época, o corpo sacerdotal. Esses eram encarregados de tarefas que envolviam muita responsabilidade, as oferendas e sacrifícios aos deuses, e também suas atividades não se limitavam a isso apenas, mas também faziam previsões do futuro, presságios e consultavam os astros. Como o conhecimento de astronomia se limitava a estes, também lhes eram atribuídas as previsões de secas, cheias dos rios, colheita e semeadura da terra.
Preencha a lacuna com a resposta correta:
Leia o texto abaixo: Para Santos (2002, 322): “O _______ é o quadro de uma referência pragmática ao mundo, do qual lhe vêm solicitações e ordens precisas de ações condicionadas, mas é também o teatro insubstituível das paixões humanas, responsáveis, através da ação comunicativa, pelas mais diversas manifestações da espontaneidade e da criatividade”. O texto acima presenta a conceituação de uma concepção expressa no item:
A
Espaço.
B
Globalização.
C
Novas tecnologias de informação e comunicação.
D
Capitalismo Financeiro.
E
Lugar.
Leia o texto a seguir: "Como ocorre na atualidade, também na Antiguidade [demos] era um termo ambíguo ou polissêmico, já que em certos contextos de uso se referia ao conjunto dos cidadãos, e em outros às pessoas comuns, à parte mais pobre da população". Apesar das democracias modernas possuírem alguns elementos que remetem à democracia ateniense, na Antiguidade percebe-se algumas características específicas, conforme sugere o fragmento acima. Considere as seguintes afirmacoes.
A
Os atenienses participavam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.
B
Os escravos eram considerados bárbaros e as mulheres seres inferiores e, portanto, excluídos naturalmente de qualquer debate. Porém, os estrangeiros gozavam de direitos políticos, desde que participassem dos negócios públicos.
C
Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos, pois mulheres, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
D
Sendo uma democracia representativa, como as modernas, os atenienses participavam da Eclésia – a principal assembleia da democracia.
E
Nenhuma das afirmativas está correta.