Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
4.579 questões encontradas(exibindo 9)
Os conselhos devem respeitar a legislação vigente no país e a hierarquização das esferas: nacional, estadual e municipal. Os conselhos necessitam ser autônomos, com as decisões direcionadas para o interesse da coletividade, para a defesa e a garantia dos direitos dos segmentos representados.
Sobre os requisitos que os diversos conselhos devem seguir, analise as sentenças a seguir:
- Disponibilidade pessoal e institucional para exercer a função.
- Possuir condições legais para as tomadas de decisões.
- Acesso às informações sobre os órgãos que representa.
- Solicitar auxílio técnico para questões sobre política e programas públicos.
Esses movimentos atuam, virtualmente, em “redes sociopolíticas e culturais por intermédio de fóruns, plenários, colegiados e conselhos”. (GOHN, 2012,p. 231). Qual tipo de movimento é descrito?
Considerando o que aprendemos sobre ações intersetoriais, escolha a alternativa CORRETA em relação ao que é intersetorialidade:
Sobre exposto, assinale a alternativa:
As lutas empreendidas pelos movimentos sociais no Brasil tem como foco as questões rurais, priorizando a vida no campo.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST representa um dos movimentos sociais no Brasil.
Os movimentos sociais no Brasil lutam por causas comuns, são parceiros na busca de um ideal onde não há fragmentação.
Os movimentos sociais no nordeste brasileiro foram capazes de mobilizar a nação em questões importantes para a democracia, por exemplo a Inconfidência.
A Constituinte de 1988 foi importante porque:
Com a crise do Welfare State, um novo modelo de gestão estatal e proteção é estabelecido, o qual prevê o Estado mínimo, com a menor intervenção vernante quando ele ainda é um candidato a um cargo do poder executivo, no qual este assume compromissos com temas e ações prioritárias de seu governo, caso seja eleito. Se eleito, tal plano será o orientador das políticas públicas a serem elaboradas ou aprimoradas.
I. O Plano Plurianual é um instrumento elaborado a cada dois anos, no qual o governante estabelece diretrizes, objetivos e metas para o governo. É o principal instrumento para agendamento de expressões da questão social que precisam ser enfrentadas, uma vez que os compromissos ali assumidos vinculam o Estado no seu cumprimento.
II. No primeiro ano de uma gestão o governante está obrigado a cumprir o último ano do Plano Plurianual elaborado pelo governante anterior.
III. É papel do assistente social socializar informações com os usuários dos serviços sociais, dentre eles, tornar conhecido o PPA e o Plano de Governo vigentes.
A primeira ação de centralização das políticas Sociais, em 1942, foi:
o surgimento da Legião da Boa Vontade - LBV.
o surgimento da Cáritas.
o surgimento do Mensageiro da Caridade.
o surgimento da Legião Brasileira de Assistência – LBA.