Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

96.415 questões encontradas(exibindo 9)

Página 1 de 9.642

O discurso acima, proferido pelo deputado regressista em 1838, demonstra o temor dos representantes da elite quanto aos rumos do período regencial (1831-1840). Pode ser considerada como causa desta preocupação:

A
A supressão da Guerra Nacional.
B
A política regencial do protecionismo alfandegário.
C
As rebeliões ocorridas durante todo o período regencial.
D
A possibilidade de nova união entre as coroas portuguesa e brasileira.
E
A intenção do Partido Progressista em antecipar a maioridade de Pedro II.

Ainda não é possível a um português falar, sem estremecer de indignação, do regime que oprimiu Portugal durante quase meio século e que é responsável pelo seu imobilismo e pelo seu atraso em relação à Europa, assim como das guerras coloniais sem saída que tão fortemente marcaram o último decênio, conduzindo-o ao mais completo isolamento. [...] O Portugal democrático, progressista, aberto à Europa, que estamos em vias de construir, coletivamente, depois da revolução libertadora de 25 de Abril, no seio de inúmeras contradições e de grandes dificuldades, tem necessidade de possuir uma visão clara do seu passado recente que tanto o marcou e continua a marcar. É o único meio de exorcizar os demônios desses anos [...].

A
a dificuldade de Portugal participar de organismos internacionais durante o salazarismo ao ingresso, nos anos 1980, na Organização das Nações Unidas.
B
a experiência comunista que paralisou a economia portuguesa por meio século ao esforço de redemocratização e industrialização do chamado Estado Novo.
C
o passado de conquistas e possessões no além-mar às lutas de independência nas colônias da África e Ásia, entre as décadas de 1930 e 1980.
D
a autonomia política e econômica durante a fase ditatorial à submissão portuguesa, no período democrático, aos interesses britânicos e franceses.
E
o período de regime fascista ao projeto da chamada Revolução dos Cravos que, entre outras ações, contribuiu para o fim do domínio colonial português.

O que caracteriza a violência de gênero?

A

Qualquer po de violência, independentemente do contexto.

B

Violência dirigida a uma pessoa com base em seu gênero.

C

Violência que ocorre apenas em relações familiares.

D

Violência que é aceitável em certas culturas.

E

Uma questão que não envolve direitos humanos.

São civilizações do Extremo Oriente...

I. Turquia.

II. Japão.

III. Índia.

IV. Macedônia.

V. China.

Está correto o que se afirma em:

A
apenas II, III e IV.
B
apenas II, III e V.
C
apenas I, II e III
D
apenas IV e V.
E
apenas I e II.

Considerado na atualidade um clássico da Antropologia, o texto “O ritual do Corpo entre os Nacirema”, do antropólogo estadunidense Horace Minner (1912-1993), foi escrito com o objetivo de permitir aos leitores uma compreensão tanto da diversidade cultural quanto das características do método antropológico.

Está correto o que se afirma:

  1. A compreensão da diversidade cultural, fundamental nos estudos antropológicos, deve também fundamentar os estudos históricos sobre as culturas ameríndias.
  2. A ironia de Minner em descrever os hábitos dos estadunidenses revela o atraso cultural deste povo em relação às culturas ameríndias.
  3. Ao descrever os hábitos dos estadunidenses como se fossem um povo “primitivo”, Minner reforça os estereótipos de superioridade cultural de povos como Astecas ou Incas.
A
Apenas nas afirmativas I e II.
B
Apenas nas afirmativas I, III e IV.
C
Apenas nas afirmativas II, III e IV.
D
Apenas nas afirmativas III e IV.
E
Nas afirmativas I, II, III e IV.

Sobre as ideologias políticas presentes nos movimentos dos anos 1930 no Brasil, pode-se afirmar que, EXCETO:

A
O comunismo propunha uma sociedade igualitária sem desigualdades sociais e econômicas.
B
O integralismo defendia um Estado forte centralizador e exaltava o nacionalismo.
C
A social-democracia previa um Estado ditatorial como solução para as questões sociais.
D
O liberalismo defendia a igualdade jurídica dos cidadãos e o capitalismo.

Os persas, por volta do século VI a.C, iniciaram um processo de expansão que resultou num choque com os gregos com que passaram a disputar ricas rotas comerciais. Esse conflito entre gregos e persas é denominado de:

A
Guerras do Peloponeso
B
Ilíada e Odisseia.
C
Guerras Médicas.
D
Guerra da Gália.
E
Guerras Púnicas.

Os francos representam um dos reinos bárbaros mais importantes que se formaram no continente europeu. Os francos encontravam-se instalados do Império Romano desde pelo menos o século III. O sucesso deste reino foi, em grande parte, atribuído aos seus reis, que conseguiam manter-s soberanos e coesos no interior de um Império ainda maior, o Romano. Nesse sentido, sobre os principais feitos dos reis francos, associe os itens, o código a seguir:

A
II - III - I.
B
III - I - II.
C
I - III - II.
D
I - II - III.

Uma das principais sequências numéricas que acontecem em provas de concursos públicos é a progressão aritmética. Logo, é importante saber as suas relações: termo geral da PA e soma dos termos de uma PA.
O protocolo de determinado tribunal associa, a cada dia, a ordem de chegada dos processos aos termos de uma progressão aritmética de razão 2: a cada dia, o primeiro processo que chega recebe o número 3, o segundo, o número 5, e assim sucessivamente. Se, em determinado dia, o último processo que chegou ao protocolo recebeu o número 69, então, nesse dia, foram protocolados:

A
23 processos.
B
33 processos.
C
34 processos.
D
66 processos.
E
67 processos.