Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
38.095 questões encontradas(exibindo 5)
Sobre este tema, avalie as sentenças a seguir:
I. A legislação ambiental brasileira é conhecida por sua abordagem abrangente e progressiva à proteção ambiental, abrangendo uma ampla gama de questões, como conservação da biodiversidade, desmatamento, gestão de recursos hídricos e disposição de resíduos.
II. O principal marco legal de proteção ambiental no Brasil é a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), que estabelece os princípios e diretrizes para a proteção e conservação do meio ambiente em todo o país.
III. O Brasil tem leis rígidas para proteger sua vasta e ecologicamente diversificada floresta amazônica, incluindo medidas para combater o desmatamento ilegal, grilagem de terras e atividades de mineração ilegal. Essas leis são cruciais no esforço global para preservar um dos ecossistemas mais críticos do mundo e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Analise-as:
I- O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares, gerando um problema chamado magnificação trófica.
II- Principalmente no inverno, ocorre o fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III- O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.
IV- O lançamento excessivo na atmosfera de gases como o metano destrói, de forma irreversível, a camada de ozônio.
Periodicamente a Polícia Ambiental faz blitz fiscalizando o volume de sons produzido pelas diversas casas noturnas de Macapá e Santana.
Qual dos institutos abaixo normatiza a respeito desse tema?
Constituição do Estado do Amapá.
Instrução Normativa nº 001/99.
Lei nº 919/2005.
Lei nº 165/94.
Lei nº 1.149/2007.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete ao Supremo Tribunal Federal apreciar e julgar
Sobre o que tange o transporte e armazenamento de agrotóxicos, analise as afirmativas a seguir:
- I. A legislação de transporte e armazenamento de agrotóxicos visa minimizar os riscos associados ao manuseio.
- II. As embalagens usadas para transportar agrotóxicos devem estar devidamente lacradas e em conformidade com as normas técnicas.
- III. Os veículos utilizados para o transporte de agrotóxicos não precisam ser identificados como transportando produtos perigosos, já que não são tóxicos.
- IV. A legislação de transporte não exige treinamento especializado para os transportadores sobre o manuseio correto de agrotóxicos, já que não são tóxicos.