Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
10 questões encontradas(exibindo 10)
Página 1 de 1
Segundo o Código Civil, a desconsideração da personalidade jurídica:
A
Deve ser a regra nos casos de ações de cobrança de dívidas contra pessoas jurídicas.
B
Deve ser utilizada sempre que não for possível o ressarcimento de prejuízos pela pessoa jurídica.
C
Significa dissolver a pessoa jurídica para, com o capital arrecadado, pagar os credores.
D
Significa estender, em determinados casos, os efeitos de certas obrigações da pessoa jurídica aos bens particulares dos sócios.
Assinale a alternativa correta:
A
Os governos estrangeiros podem adquirir bens imóveis no Brasil para as organizações que constituírem.
B
O credor solidário tem direito de exigir do devedor o inteiro cumprimento da obrigação, mas, proposta a ação contra um dos devedores solidários, importará renúncia da solidariedade.
C
A inscrição do ato constitutivo das pessoas jurídicas de direito privado assegura-lhes o começo da existência legal, decaindo em quatro anos o direito de anular tal constituição por defeito do ato respectivo.
D
A sucessão do devedor por outro, de modo a extinguir a obrigação do sucedido para com o credor, constitui modalidade de novação.
Quanto à constituição das sociedades empresárias, é correto afirmar:
A
É nula a sociedade em que se pactuar que um dos sócios será indenizado pelos demais em caso de falência.
B
O direito brasileiro não admite a sociedade unipessoal, sendo sempre obrigatória a pluralidade de sócios.
C
A invalidação do ato constitutivo opera retroativamente e invalida todos os atos já praticados pela sociedade.
D
A sociedade poderá dispensar um dos sócios da contribuição para a formação de seu capital social desde que também o exclua da distribuição dos lucros.
À luz do atual Código Civil, assinale a opção correta acerca das características das sociedades cooperativas.
A
A dispensa ou a variabilidade do capital social é admitida.
B
As quotas do capital são amplamente transferíveis a terceiros estranhos à sociedade.
C
O valor da soma de quotas de cada sócio é ilimitado.
D
Os sócios têm direito de voto na proporção de sua participação no capital da cooperativa.
Sobre as sociedades de advogados é Incorreto afirmar que:
A
A sociedade de advogados pode associar-se com advogados, sem vínculo de emprego, para participação nos resultados.
B
As atividades profissionais privativas dos advogados são exercidas individualmente, ainda que revertam à sociedade os honorários respectivos.
C
As sociedades de advogados podem adotar qualquer forma de administração social, permitida a existência de sócios gerentes, com indicação dos poderes atribuídos.
D
Podem ser praticados pela sociedade de advogados, com uso da razão social, os atos indispensáveis às suas finalidades, desde que sejam privativos de advogado.
Assinale a alternativa correta:
A
A sociedade de advogados adquire personalidade jurídica com o registro aprovado de seus atos constitutivos nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas ou na Junta Comercial em cuja base territorial tiver sede.
B
Os advogados sócios de uma mesma sociedade profissional podem representar em juízo clientes de interesses opostos.
C
A Caixa de Assistência dos Advogados, com personalidade jurídica própria, destina-se a prestar assistência aos inscritos no Conselho Seccional a que se vinculem.
D
As Caixas de Assistência dos Advogados, dotadas de personalidade jurídica própria, são criadas pelo Conselho Federal da OAB, a requerimento da Seccional.
A operação pela qual uma ou mais sociedades anônimas são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações é a definição de qual dos institutos abaixo indicados:
A
Incorporação
B
Cisão
C
Fusão
D
Transformação
É característica das sociedades cooperativas:
A
Dispensa do capital social e não está sujeita à falência.
B
Divisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, somente em caso de dissolução da sociedade.
C
Limitação quanto ao número máximo de associados.
D
Visa o lucro para a sociedade, que tem natureza civil.
Relativamente às associações civis, é INCORRETO afirmar:
A
A associação é um contrato pelo qual um certo número de pessoas, ao se congregar, coloca em comum serviços, atividades, conhecimentos, em prol de um mesmo ideal, objetivando um fim não econômico ou econômico, com ou sem capital, com ou sem intuitos lucrativos.
B
A associação deverá ser constituída, por escrito, mediante redação de um estatuto, lançado no registro competente, contendo declaração unânime da vontade dos associados de se congregarem para formar uma coletividade, não podendo adotar qualquer das formas empresárias, visto que lhe falta o intuito especulativo.
C
As associações civis constituem um conjunto de pessoas que colimam fins ou interesses não econômicos, que podem ser alterados, pois seus membros deliberam livremente, já que seus órgãos são dirigentes.
D
O ato constitutivo da associação consiste em um conjunto de cláusulas contratuais vinculantes, que unem seus fundadores e os novos associados que, quando nela ingressarem, deverão submeter-se aos seus comandos.
É correto afirmar que a instituição do conselho fiscal de uma sociedade empresária limitada é
A
Facultativa, devendo o conselho ser composto por, no mínimo, 5 membros e respectivos suplentes, sócios ou não, e residentes no país.
B
Facultativa, devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 3 membros e respectivos suplentes, sócios ou não, e residentes no país.
C
Obrigatória, devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 3 membros e respectivos suplentes, não sócios e residentes no país.
D
Obrigatória, devendo ser o conselho composto por, no mínimo, 5 membros e respectivos suplentes, não sócios e residentes no país.