Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

1.239 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 124

Sabe-se que a política monetária constitui a política econômica do governo, em um dado momento. O objetivo de curto prazo da política monetária pode focar no combate à inflação ou mesmo promover crescimentos econômicos, sendo esses objetivos concorrentes entre si. Portanto, considerando o objetivo do Banco Central de reduzir a capacidade de empréstimo, por parte dos bancos comerciais, assinale a alternativa mais adequada:

A
Uma redução dos percentuais dos depósitos, a serem transferidos ao Banco Central, pelos bancos comerciais.
B
Uma diminuição da taxa de juros.
C
Uma elevação dos percentuais dos depósitos, a serem transferidos ao Banco Central, pelos bancos comerciais.
D
Uma flexibilização das regras de crédito.
Os bens públicos puros constituem um exemplo extremo de externalidade. A propriedade desses bens não pode ser individualizada; além disso, o ato de consumir o bem público não reduz a quantidade disponível para o consumo das outras pessoas.
Portanto, os bens públicos puros apresentam duas importantes características: o consumo desses bens é não excludente e não rival. É correto apontar, como exemplo de bem público puro:
A
o sistema de saúde.
B
a TV a cabo.
C
o Programa Minha Casa Minha Vida.
D
o sistema de defesa nacional.
E
a educação primária.

Quais são competências partilhadas entre os governos federal, estadual e municipal?

A
Saúde e assistência pública.
B
Transporte coletivo.
C
Melhoria na estrutura das empresas.
D
Uso do solo.
E
Motivação dos funcionários.

Deficit Nominal ou Total reflete as Necessidades de Financiamento Líquido do Setor Público não Financeiro - NFSP, assim sendo, mostra tal Necessidade, para:

A
I e III
B
I
C
III
D
I e II
E
I, II e III

É sabido que existem normativos legais e contábeis (baseados na legislação) que dispõem sobre a divulgação dos registros contábeis efetuados no ente público, no decorrer de um exercício. Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

A

NBC TSP 11

B

Lei 4.320/64

C

Portaria STN 438/2012

D

Governo

E

CFC

Na fase de execução, é necessário controlar para que as metas possam ocorrer segundo o cronograma estabelecido. Para estar de acordo com a legislação é necessário que esse plano de metas seja a base para:

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.

A
Na LOA as diretrizes, os objetivos e as metas governamentais, são apresentadas de forma regionalizada, e orientam a aplicação dos recursos.
B
O PPA planeja, para períodos de quatro anos, as prioridades e o direcionamento comum a todas as ações do governo.
C
LDO é o elo entre PPA e a LOA.
D
A LOA estima as receitas que são oriundas dos tributos e fixa das despesas. Estas só podem ser feitas quando fixadas na LOA.
E
A LOA não deve ser compatível com o LDO e com o PPA aprovado para o período, e não pode ser alterada pelos projetos de lei de créditos adicionais.

Qual é a diferença entre a solução privada e a solução socialmente ótima na produção de bens da firma 1?

A
\frac{3}{2}
B
\frac{1}{2}
C
1
D
0
E
2

Ao abordarmos o sistema tributário, como podemos classificar as taxas?

A

Fiscalizatórias ou regulatórias.

B

Diretas ou indiretas.

C

Progressivas ou regressivas.

D

Federais, estaduais ou municipais.

E

Regulatórias ou remuneratórias.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é enviada anualmente pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, até dia 15 de abril, e devolvida para sanção presidencial até dia 30 de junho, se o Congresso Nacional está impedido de iniciar seu recesso de julho. Essa lei compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício subsequente, orienta a elaboração da:

A
Lei de Responsabilidade Fiscal
B
Plano Plurianual
C
Lei Orçamentária Anual

Considerando o que foi ensinado na aula 1 e a contextualização acima, indique qual alternativa está correta sobre a participação do Estado na economia.

Frente ao cenário de arrocho nas contas públicas, os governos precisam buscar maior produtividade, eficiência e proximidade da sociedade.

A

Para todos os estudiosos do tema, o Estado deve ter uma função mínima na economia, concentrando-se apenas em oferecer alguns serviços, como a oferta de moeda.

B

Os analistas defendem que a atuação do Estado na economia é sempre prejudicial aos rumos econômicos do país.

C

Não há um consenso sobre se a participação do Estado na economia é benéfica ou prejudicial, contudo, sabe-se que o Estado cumpre uma função importante de agente econômico.

D

O Estado é visto pelos analistas como o único agente econômico capaz de regular a economia da forma correta, sem haver necessidade da participação de atores privados.

E

O Estado é compreendido por todos os autores como um ator eficiente na adoção de políticas públicas.