Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

27.544 questões encontradas(exibindo 8)

Página 1 de 2.755

O discurso acima, proferido pelo deputado regressista em 1838, demonstra o temor dos representantes da elite quanto aos rumos do período regencial (1831-1840). Pode ser considerada como causa desta preocupação:

A
A supressão da Guerra Nacional.
B
A política regencial do protecionismo alfandegário.
C
As rebeliões ocorridas durante todo o período regencial.
D
A possibilidade de nova união entre as coroas portuguesa e brasileira.
E
A intenção do Partido Progressista em antecipar a maioridade de Pedro II.

Ainda não é possível a um português falar, sem estremecer de indignação, do regime que oprimiu Portugal durante quase meio século e que é responsável pelo seu imobilismo e pelo seu atraso em relação à Europa, assim como das guerras coloniais sem saída que tão fortemente marcaram o último decênio, conduzindo-o ao mais completo isolamento. [...] O Portugal democrático, progressista, aberto à Europa, que estamos em vias de construir, coletivamente, depois da revolução libertadora de 25 de Abril, no seio de inúmeras contradições e de grandes dificuldades, tem necessidade de possuir uma visão clara do seu passado recente que tanto o marcou e continua a marcar. É o único meio de exorcizar os demônios desses anos [...].

A
a dificuldade de Portugal participar de organismos internacionais durante o salazarismo ao ingresso, nos anos 1980, na Organização das Nações Unidas.
B
a experiência comunista que paralisou a economia portuguesa por meio século ao esforço de redemocratização e industrialização do chamado Estado Novo.
C
o passado de conquistas e possessões no além-mar às lutas de independência nas colônias da África e Ásia, entre as décadas de 1930 e 1980.
D
a autonomia política e econômica durante a fase ditatorial à submissão portuguesa, no período democrático, aos interesses britânicos e franceses.
E
o período de regime fascista ao projeto da chamada Revolução dos Cravos que, entre outras ações, contribuiu para o fim do domínio colonial português.

Sobre as ideologias políticas presentes nos movimentos dos anos 1930 no Brasil, pode-se afirmar que, EXCETO:

A
O comunismo propunha uma sociedade igualitária sem desigualdades sociais e econômicas.
B
O integralismo defendia um Estado forte centralizador e exaltava o nacionalismo.
C
A social-democracia previa um Estado ditatorial como solução para as questões sociais.
D
O liberalismo defendia a igualdade jurídica dos cidadãos e o capitalismo.

Qual a característica central do populismo?

A

Líder carismático e demagogo.

B

A garantia da democracia.

C

O fim das desigualdades sociais.

D

Uma reforma agrária.

E

A estatização das indústrias.

O golpe de 1937 que instaurou o Estado Novo foi justificado por Getúlio Vargas com a alegação de:
A
Necessidade de modernizar a economia
B
Revoltas armadas de caráter comunista
C
A insatisfação com os militares
D
A crise mundial de 1929
E
A ameaça de invasão estrangeira
(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir assinale os itens corretos e os itens errados. O mapa a seguir apresenta o Brasil pré-independente, no século XIX. Algumas províncias estão coloridas e se destacam das restantes. Sobre as coloridas, analise as proposições a seguir:
A
As províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e Cisplatina foram as primeiras a aderir ao movimento de independência.
B
Todas as províncias destacadas no mapa foram visitadas pela esquadra de Cochrane, militar que combateu na guerra da Independência do lado brasileiro.
C
Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão e Bahia a resistência contra a independência foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram além do 7 de setembro de 1822.
D
As províncias destacadas representam o "partido brasileiro", que reunia aristocracia rural, os comerciantes nativos e os burocratas, e não defendiam a separação de Portugal.
E
A província Cisplatina conseguiu sua independência mais cedo que o próprio Brasil. Antes de 1822 a Cisplatina já se chamava Uruguai.

Sobre a Guerra da Cisplatina, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa certa.


I. A Guerra da Cisplatina representou a disputa entre Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata pelo controle da região do Rio da Prata.

II. O conflito teve início em 1825 e terminou em 1828, com a assinatura do Tratado do Rio de Janeiro.

III. A Guerra da Cisplatina foi um conflito exclusivamente naval, marcado pela atuação independente da Marinha.

IV. A Guerra da Cisplatina foi um conflito de longa duração, que obrigou o Império brasileiro a executar seu esforço de guerra por muitos anos.

A
Somente as assertivas I e II estão corretas.
B
Somente as assertivas I e IV estão corretas.
C
Somente as assertivas II e III estão corretas.
D
Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
E
Todas as assertivas estão corretas.

A Modernização do Brasil, verificada durante o Segundo Reinado, também se fez presente na província das Alagoas. Sobre esse tema, analise as seguintes proposições:

  1. A navegação recebeu substancial melhoria, embora a navegabilidade na província não fosse proporcional aos inúmeros rios que recortam o território alagoano.
  2. O surto de progresso que atingiu Alagoas é revelado pela edificação, na capital, de prédios públicos como os da Câmara Municipal, da Tesouraria da Fazenda, da Assembleia Legislativa, entre outros.
  3. A construção de uma rede de esgotos, o saneamento básico e o fornecimento de energia elétrica para Maceió são indicativos do progresso alagoano promovido naquele período.
  4. Em 1868, teve início a era das estradas de ferro com a inauguração do ramal que ia de Jaraguá até o Trapiche da Barra.
  5. A educação na província não sofreu qualquer alteração, mesmo com a inserção dos novos fatores de progresso e com o surgimento de novas profissões.
A
1, 2 e 3
B
1, 2 e 4
C
3, 4 e 5
D
1, 3 e 5
E
2, 3 e 5