Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

65 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 7

defina papéis na estrutura em torno de processos-chave multifuncionais, em vez de tarefas ou funções. Assinale a alternativa correta:

A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II, e IV estão corretas.
C
As sentenças II, e IV estão corretas.
D
As sentenças II, e III estão corretas.

Os planos e programas de governo estiveram presentes no período da ditadura militar. Durante o governo Costa e Silva (1967 - 1969) foi implementado o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), que complementou e corrigiu algumas questões do PAEG, implementado no governo anterior. Tendo presente as políticas públicas do Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) teve uma viabilização mais fácil que seu antecessor (o PAEG), porém, foi menos popular. PORQUE II- A partir das ações promovidas pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), o Brasil apresentou um crescimento negativo, na média. Assinale a alternativa CORRETA:

A
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Para as correntes que analisam a intervenção do Estado na economia com base na abordagem da Ciência do Direito, as atividades realizadas pelo Estado são estruturadas e organizadas por meio de três funções. A partir disso, assinale a alternativa que apresenta tais funções:

A
Funções de legislação, administração e jurisdição.
B
Funções de gestão, planificação e legislação.
C
Funções de centralização, descentralização e jurisdição.
D
Funções de tributação, administração e orçamentação.

A classificação das crises em níveis de criticidade é crucial para orientar a resposta de uma organização pública, direcionando os recursos e esforços de maneira estratégica. Selecione a alternativa que descreve corretamente a relação entre o nível de criticidade de uma crise e as ações de resposta adequadas no contexto do setor público.

A

Crises de baixa criticidade, como um pequeno vazamento de dados de um sistema governamental, exigem a imediata criação de um gabinete de crise, com a participação de todos os níveis hierárquicos da organização.

B

Crises de média criticidade, como uma denúncia de corrupção envolvendo um servidor público, podem ser ignoradas, pois não representam uma ameaça significativa à reputação da organização.

C

Crises de alta criticidade devem ser tratadas exclusivamente pela assessoria de comunicação da organização, sem a necessidade de envolver outros departamentos ou atores externos.

D

A classificação da crise em níveis de criticidade é irrelevante, pois a resposta da organização pública deve ser sempre a mesma, independentemente da gravidade da situação.

E

Crises de alta criticidade, como desastres naturais de larga escala, exigem a mobilização imediata de recursos, ativação de protocolos de emergência, coordenação interinstitucional e comunicação transparente com a população.

Nos documentos que orientaram a formulação do Gespública são citados princípios constitucionais importantes. Entre aqueles apontados a seguir, indique V para verdadeiro e F para falso, conforme sua adequação à formulação do Programa:

  • ( ) Transitoriedade e publicidade
  • ( ) Moralidade e legalidade.
  • ( ) Publicidade e efetividade.
  • ( ) Impessoalidade e eficiência.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

A
F – V – F – V.
B
F – F – V – V.
C
V – V – F – F.
D
V – F – V – F.

Por meio do endividamento público o governo recebe recursos financeiros destinados à realização de gastos correntes ou de capital, em situações de escassez de recursos no tempo. Com base no contexto do endividamento público, considere as seguintes sentenças:

Assinale a alternativa correta:

  1. A dívida é denominada interna se foi emitida na moeda do país.
  2. A dívida é denominada externa se foi emitida na moeda de outros países.
  3. Não é plausível aceitar, em certos momentos, a ocorrência de déficits correntes.
  4. O aumento constante do endividamento penaliza as futuras gerações.
A
Apenas as opções II, III e IV estão corretas.
B
Apenas as opções I e II estão corretas.
C
Apenas a opção II está correta.
D
Apenas a opção I, III e IV estão corretas.

A auditoria surgiu em função do desenvolvimento industrial e do crescimento econômico, das organizações e da instituição do mercado financeiro. Entretanto, podemos considerar algumas passagens históricas no mundo que fundamentaram e instituíram a auditoria. Sobre essas passagens, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Iniciou no século XIV, na cidade de Bruges, Bélgica, por iniciativa de comerciantes que se reuniam para fazer negócios.
B
Pelo interesse do clero e pelos empreendimentos da Europa Moderna ou Medieval dirigidas pela Igreja. A primeira dívida organizada foi contraída pelo Vaticano, com títulos mobiliários no mercado.
C
Pela Revolução Industrial, na Inglaterra, que propiciou que o tema fosse discutido.
D
No Brasil, com a produção de açúcar pelos escravos na primeira metade do século XVI.

O processo de descentralização da execução do gasto público que ocorreu nas áreas de Educação e Saúde evoluiu no que diz respeito ao aspecto político. Assinale a alternativa correta no que se refere ao aspecto de natureza política associado ao processo de descentralização:

A
Introdução da lei de Responsabilidade Fiscal.
B
Redução dos custos da oferta de bens e serviços públicos.
C
Liberdade na alocação de recursos entre programas de saúde e ensino.
D
Criação de conselhos locais.

Qual alternativa descreve corretamente a importância da comunicação transparente como pilar da prevenção de crises?

A

A comunicação transparente garante que a organização tenha acesso a informações internas relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

B

A comunicação transparente facilita o acesso dos stakeholders a informações internas, evitando a propagação de rumores e especulações.

C

A comunicação transparente permite que a organização comunique-se com os stakeholders de forma proativa, informando-os sobre os riscos e as medidas preventivas.

D

A comunicação transparente assegura a construção de um canal de comunicação bidirecional, permitindo que a organização receba feedback dos stakeholders.

E

A comunicação transparente garante que a organização tenha acesso a informações externas, como tendências do mercado e percepções dos stakeholders.

(UFPB 2008) Uma atleta participou das três provas de uma determinada competição. Suas notas, nas duas últimas provas, foram, respectivamente, o 2x e o 3x da nota da primeira. Sabendo-se que a média aritmética das três notas foi 28,6 pontos, é correto afirmar que a nota da primeira prova foi:

A
12
B
15
C
14,3
D
9,2
E
10,5