Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
53 questões encontradas(exibindo 10)
A Sociologia Jurídica tem enfrentado dificuldades quanto a sua epistemologia. Uma das razões é que lhe faltam definições claras, objetivas e consensuais. O que pode explicar essa dificuldade?
Qual das alternativas abaixo caracteriza uma das ondas de acesso à Justiça?
Redução dos procedimentos especiais;
Reforço da neutralidade judicial;
Combate ao uso seletivo de incentivos econômicos para encorajar acordos;
Representação dos interesses difusos;
Criação de escolas de formação de magistrados;
As descobertas científicas da Antropologia Jurídica são muitas. Dentre elas, podemos destacar que o direito cumpre a função de definir as relações entre os membros das sociedades, organizar a coerção física, resolver conflitos e redefinir as relações entre indivíduos e grupos fazendo as sociedades se adaptarem às situações concretas. Sabendo disso, leia as afirmacoes abaixo.
I. Existem comportamentos orientados por sanções informais e difusas; outros, por sanções formais, legais, específicas das instituições oficiais.
II. O âmbito legal do direito faz surgir regras que se tornam critérios universais para o comportamento social.
III. A cultura, ao se opor à espontaneidade da natureza, deve ser vista como importância fonte de normas para a conduta humana em sociedade.
IV. Cultura jurídica não tem nada a ver com a produção, reprodução, circulação e modificação de ideias, significados, interpretações e discursos das populações sobre o significado do direito.
Agora, assinale a opção que corresponde às afirmações verdadeiras.
Assinale a alternativa incorreta:
As duas charges menores, respectivamente, fazem menção a quê? Marque a(s) correta(s) com um X
A noção de práxis é cara ao pensamento de Karl Marx. Como se sabe, tal noção se constitui desde a análise das obras de Hegel e Feuerbach. Na obra de Marx a práxis aponta para:
A ideia de que o processo do conhecimento não se constitui plenamente se não se desdobra da sua dimensão subjetiva, racional, para a concretude da vida, sempre nesta ordem: razão e vida.
A defesa de que o conhecimento está, permanentemente e dialeticamente, vinculado com a prática.
O processo que resulta da aplicação dos conhecimentos racionalmente construídos.
A afirmação de que o movimento de construção da história, dialético, é o movimento de uma prática sobre a outra, de onde resulta outra prática que, por sua vez, é a única fonte de produção de conhecimento.
Para uma recusa do idealismo presente no pensamento de Hegel para afirmar, junto com os empiristas da tradição filosófica, que conhecimento só pode se constituir a partir da objetividade, portanto, da prática.
Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a alternativa que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor:
A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil.
A violência no Brasil se expressa na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.
Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil.
Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito.