Questões

Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades

2.221 questões encontradas(exibindo 10)

Página 1 de 223
Herança Jacente é:
A
Aquela em que o falecido deixou bens e herdeiros, além de disposição de última vontade, por meio de testamento particular.
B
O reconhecimento por sentença que não há bens, apenas herdeiros, sendo que não tem personalidade jurídica nem é patrimônio autônomo sem sujeito.
C
Aquela em que o falecido deixou bens e herdeiros, além de testamento público.
D
Aquela em que o de cujus deixou bens, mas não deixou testamento, sendo que não há conhecimento da existência de algum herdeiro.
E
São as disposições de última vontade expressas em testamento particular.

A renúncia à herança é ato jurídico unilateral, no qual o herdeiro declara, de maneira expressa, que não aceita a herança que lhe é cabida. O herdeiro não é obrigado a receber a herança, e, havendo a renúncia, nenhum direito é criado ao renunciante, pois considera-se que jamais atuou como herdeiro. Entretanto, no caso concreto, é possível que o herdeiro renuncie a herança com o intuito de prejudicar seus credores.

Neste caso, a renúncia será considerada ato:

A
Anulável, por fraudar direito dos credores.
B
Nulo por fraudar direitos dos credores.
C
Inexistente e ineficaz com relação aos credores.
D
Válido, mas será considerado ineficaz com relação aos credores que poderão herdar em seu lugar.

Como muitos valores não comportavam transformação, em face das inúmeras modificações impostas à nossa moeda, entendemos que esta seria a melhor das medidas. Para conhecimento de nossos consulentes, este o histórico de nossa moeda:

A

O Decreto-lei n. 4.791, de 5 de outubro de 1942, instituiu o CRUZEIRO como unidade monetária brasileira, denominada CENTAVO a sua centésima parte. O cruzeiro passava a corresponder a mil-réis.

B

A Lei n. 4.511, de 1.o de dezembro de 1964, manteve o CRUZEIRO, mas determinou a extinção do CENTAVO.

C

O Decreto-lei n. 1, de 13 de novembro de 1965, instituiu o CRUZEIRO NOVO, correspondendo o cruzeiro até então vigente a um milésimo do cruzeiro novo, restabelecido o centavo. Sua vigência foi fixada para a partir de 13 de fevereiro de 1967, conforme Resolução n. 47, de 8 de fevereiro de 1967, do Banco Central da República do Brasil.

D

A Resolução n. 144, de 31 de março de 1970, do Banco Central do Brasil, determinou que a unidade do sistema monetário brasileiro passasse a denominar-se CRUZEIRO.

E

A Lei n. 7.214, de 15 de agosto de 1984, extinguiu o CENTAVO.

Em relação ao direito patrimonial entre os cônjuges:
A
é obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de sessenta anos.
B
é admissível a livre alteração do regime de bens, independentemente de autorização judicial, ressalvados porém os direitos de terceiros.
C
podem os cônjuges, independentemente de autorização um do outro, comprar, mesmo que a crédito, as coisas necessárias à economia doméstica, bem como obter, por empréstimo, as quantias que a aquisição dessas coisas exigir, situações que os obrigarão solidariamente.
D
em nenhuma hipótese pode o cônjuge, sem autorização do outro, alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis.
E
é anulável o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e nulo se não lhe seguir o casamento.
Considere:
I. Autarquias.
II. Organizações religiosas.
III. Distrito Federal.
IV. Partidos políticos.
De acordo com o Código Civil brasileiro, são pessoas jurídicas de direito público interno, as indicadas APENAS em
A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, III e IV.
D
I e III.
Bernardo faleceu, deixando uma soma de dinheiro depositada em banco, ações de uma companhia, 2 automóveis e os utensílios domésticos de sua residência, no valor total de R$300.000,00. Neste caso, pode-se afirmar que:
A
A cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular, sendo a herança, sob cogitação, móvel, embora indivisível, até a partilha.
B
A cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pública, sendo a herança, sob cogitação, imóvel, mas divisível até a partilha.
C
A cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular, sendo a herança, sob cogitação, móvel e divisível, podendo ser antecipara a partilha.
D
A cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pública, sendo a herança, sob cogitação, imóvel e indivisível até a partilha.

Qual é a função principal da família?

A
Proporcionar entretenimento.
B
Garantir a socialização e a educação dos filhos.
C
Aumentar a riqueza material.
D
Promover competições.
E
Controlar as emoções dos indivíduos.

O que caracteriza o casamento religioso com efeitos civis?

A

O casamento realizado apenas em igrejas.

B

O casamento celebrado em cartório, mas com cerimônia religiosa.

C

O casamento religioso que, por sua natureza, gera efeitos legais.

D

O casamento celebrado apenas no Estado com efeitos exclusivos civis.

E

O casamento realizado apenas com a presença de testemunhas e sem necessidade de cartório.

(BIO-RIO / 2019 adaptada) Segundo a Lei 8.069/90, as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados. Em relação às medidas de proteção à criança e ao adolescente ECA, analise se princípios a seguir regem a aplicação de tais medidas são falsos (F) ou verdadeiros (V).




I. Condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos pl outras Leis, bem como na Constituição Federal.

II. Proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltad e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares.

III. Responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a ado Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e so esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por governamentais.

IV. Interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender aos interesses e direitos adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos inte caso concreto.

A
I - V, II - V, III - V, IV - V
B
I - V, II - V, III - V, IV - F
C
I - V, II - F, III - V, IV - V
D
I - F, II - V, III - V, IV - V
E
I - V, II - V, III - F, IV - V

O reconhecimento da união homoafetiva percorreu longo um caminho para o seu reconhecimento. Essa forma de união não foi reconhecida por legislação específica e sim pelo Conselho Nacional de Justiça, após diversas decisões favoráveis ao reconhecimento dessa forma de família. Assim, considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - Não obstante tenha se estabelecido uma igualdade entre os pares, independentemente da situação sexual, não é possível ao casal, em conjunto, adotar uma criança. PORQUE II - É possível o casal homoafetivo exercer a filiação utilizando-se de técnicas de reprodução humana assistida. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A
A asserção I é falsa e II é uma proposição verdadeira.
B
A asserção II é falsa e I é uma proposição verdadeira.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.