Questões
Pratique com questões de diversas disciplinas e universidades
3 questões encontradas(exibindo 3)
Página 1 de 1
Em relação ao Presidente da República, assinale a alternativa correta:
A
Todo afastamento do Presidente da República do território nacional depende de licença do Congresso Nacional.
B
A organização e funcionamento da administração federal, quando não implicarem aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos, podem ocorrer por meio de decreto presidencial.
C
Compete ao Senado Federal julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade e comuns, cabendo ao Supremo Tribunal Federal o controle da legalidade procedimental.
D
É de iniciativa privativa do Presidente da República a apresentação de projeto de lei em relação à matéria tributária no âmbito da União.
Sobre o Poder Executivo e o processo legislativo, assinale a alternativa correta:
A
O Presidente da República deverá prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior, sob pena de, não apresentadas as contas, caber à Câmara dos Deputados proceder à tomada de contas do Presidente da República.
B
Na organização da administração federal, compete ao Presidente da República, por meio de decreto, criar funções ou cargos ou extingui-los, quando estes estiverem vagos.
C
Nos termos da Constituição Federal, é possível a edição de medida provisória para a abertura de crédito especial destinado a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
D
Quando o Congresso Nacional aprova uma medida provisória sem alteração de seu texto original, ela é enviada à sanção do Presidente da República, para, após sua sanção e promulgação, ser publicada, como lei ordinária, no Diário Oficial da União.
É correto afirmar que, no ordenamento jurídico brasileiro, um tratado internacional:
A
Excepcionalmente, necessita de aprovação congressual.
B
Pode ser ratificado pelo Presidente do Congresso Nacional.
C
Só pode ser ratificado pelo Chefe do Poder Executivo Federal na hipótese de haver sido por ele assinado.
D
Submete-se à aprovação do Congresso Nacional e à ratificação do Presidente da República.